Templo de Deir-El-Bahari
Deir el-Bahari é um complexo de templos mortuários e tumbas, localizado na margem oeste do rio Nilo, em oposição a cidade de Luxor, no Egito. Ele é uma parte da Necropolis de Theban. O primeiro monumento construído no local foi o templo mortuário de Mentuhotep II, da Décima Primeira Dinastia. O templo foi construído durante o Século XV. a.C.Durante a Décima Oitava Dinastia Amhotep I e Hatshepsut, também construiram extensivamente nesse mesmo local. O templo de Deir-El-Bahari significa, em Árabe, convento setentrional. No século V, foi construído um convento copta.
O templo de Hatchepsut foi construído pelo célebre arquiteto Senemut, segundo o exemplo de um antigo templo que fora construído por Mentuhotep I (2060-2010 a.C) ao lado do seu próprio templo. O templo é único, no Egito, a ter sido construído com varandas.
A forma incomum do Templo de Hatshepsut é explicada pela escolha da localização, na base do Vale de Deir el-Bahari, rodeado por penhascos íngremes. As galerias de pilares estão localizadas de cada lado da rampa central de Djeser Djeseru e correspondem a posição do pilar nos dois andares sucessivos do Templo de Mentuhotep.
Hatchepsut foi a única mulher cujo reinado, no Egito, foi extenso. Foi a tutora do seu sobrinho e enteado Tutmósis III. O seu reino foi pautado pela manutenção da paz, durante 20 anos, com todos os vizinhos como a Somália. Infelizmente após a sua morte, o seu sobrinho e enteado destruiu todas as suas estátuas e retratos por vingança.
O templo foi construído na montanha. É constituído por três varandas sobrepostas. No segundo andar a direita, encontra-se uma capela do deus Amon de Luxor; na parede, podem ver-se representações do deus Anúbis. Do lado esquerdo, existem representações da expedição para Punt (Somália). É daí que provem a madeira de acácia.
De 1993 a 1997, as imediações do templo foram utilizadas, todos os anos, para a representação da ópera “Ainda” de Verdi.
Vamos juntos conhecer o Impressionante Templo de Deir-El-Bahari.
Conheça mais sobre o Egito, em nosso site: Descobrir Egito.