
5 Sítios arqueológicos e museus de Atenas
Planejando uma viagem para Atenas na Grécia? Atenas é um dos sítios arqueológicos mais ricos do planeta. Confira os sítios arqueológicos e museus de Atenas. Embora seja sem dúvida a mais famosa, a Acrópole - lar do icônico Parthenon - está longe de ser a única atração antiga da cidade. De templos em ruínas a cemitérios e museus de classe mundial, aqui estão alguns locais menos conhecidos que você deve visitar em Atenas.
O cemitério de Kerameikos
Apesar de ser um dos sítios arqueológicos mais bonitos do centro de Atenas, Kerameikos também é um dos menos visitados. Os primeiros túmulos da região foram construídos no início da Idade do Bronze, de 2700 a 2000 aC, após o que o cemitério foi usado continuamente até o século VI dC. Com o tempo, tornou-se o local de sepultamento mais importante da antiga Atenas.
Durante sua visita não deixe de conferir o pequeno, mas fascinante Museu Arqueológico de Kerameikos, exibindo vários itens escavados na área, incluindo estátuas, urnas e monumentos.
Ágora Antiga
A Ágora Antiga ocupa o espaço predominantemente verde entre o distrito de Monastiraki e a Acrópole, e este é um dos poucos sítios arqueológicos do mundo com uma linha de trem passando por ele. Poucos edifícios da Ágora Antiga estão bem preservados, mas o Templo de Hefesto, uma bela estrutura de colunas construída no século V aC, ficou notavelmente intacta ao longo de sua longa história.
Arco de Adriano
Este arco do triunfo está localizado em uma rua antiga que uma vez ligou a cidade antiga de Atenas ao novo assentamento romano construído pelo imperador Adriano. Erguido em 131 dC, o Arco de Adriano é composto por um arco encimado por uma série de colunas e pilastras coríntias, todas feitas de mármore pentélico fino.
Museu Arqueológico Nacional
Instalado em um impressionante edifício neoclássico do século XIX, o Museu Arqueológico Nacional é o maior museu da Grécia, com uma coleção que inclui mais de 11.000 itens. Originalmente destinado a abrigar artefatos descobertos durante as extensas escavações de meados ao final de 1800, sua coleção foi expandida para incorporar descobertas antigas de todo o mundo grego.