A Dança Oriental que tem suas origens na Antiguidade
A Dança do Ventre tem origem na Antiguidade. Existem registros da prática dessa dança dentre 7000 a.C a 5.000 a.C, entre civilizações como as do Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia e Pérsia.
A dança imita os movimentos sinuosos de serpentes e tinha como objetivo preparar as mulheres para a reprodução, como uma espécie de ritual de fertilidade. A dança é composta de uma série de movimentos de quadril, rotações e ondulações que envolvem principalmente o baixo ventre, daí a origem de seu nome. A dança mistura, ainda, os elementos de ondulações abdominais e dos braços e das mãos, com trepidações e batidas de movimentos.
Atualmente, a dança é praticada no Oriente Médio e Ásia Meridional e ganhou conotação sensual e exótica. Apesar de ser parte da Cultura Árabe, devido a essa sensualidade foi proibida em alguns países mais conservadores.
A Evolução da Dança do Ventre.
A Dança do Ventre evoluiu com o passar do tempo, e possui diferentes características, conforme a região em que é praticada. Algumas delas sofreram influência de outros tipos de dança, como o Ballet clássico. Algumas escolas se formaram a partir dessas fusões de elementos coreográficos:
• Escola Norte-americana: Valoriza os movimentos do quadril, os deslocamentos corporais que possuem grande amplitude, incluindo, aqui, os movimentos de braços e de mãos. Utilizam como instrumentos para a dança os véus, em um jogo coreográfico e cênico;
• Escola Libanesa: Valoriza as trepidações, também, conhecidas como shimmies mais amplos e informais, seguidos de deslocamentos menos elaborados;
• Escola Egípcia: Valoriza a simplificação da Dança, reduzindo em amplitude os movimentos de quadril, de braços e de mãos. Contudo destacam a trepidação dos quadris em detrimento dos outros elementos e adaptaram alguns movimentos do Ballet Clássico como forma de transição de elementos coreográficos;
• Escola Brasileira: Valoriza o sincretismo dos elementos de dança. No Brasil, em geral, as escolas de dança valorizam a mistura dos elementos de várias outras escolas.