O Exército de Terracota é uma das obras funerárias mais fascinantes da História da Humanidade.
Classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela UNESCO. O Exército de Terracota que também é conhecida como Guerreiros de Xian, ou Exército do Imperador Qin, é uma coleção de esculturas em cerâmica, que representa o exército do primeiro Imperador da China: Qin Shi Huang. As estátuas foram enterradas junto ao Imperador, por volta de 210 a.C, data de sua morte.
A Obra está localizada em Xian, há 1.200 Km de Pequim, capital da China e é uma atração impressionante para quem visita a estrutura, onde estão armazenadas.
Por que o Exército de Terracota é Impressionante?
Descobertas, apenas, no ano de 1974, por agricultores, que procuravam por poços de água em Xian, província de Shaanxi. O Exército de Terracota impressiona pelo seu realismo. As estátuas variam de altura, indumentária e corte de cabelo, conforme a patente do exército que representam. Por exemplo, os generais são mais altos que os outros. A fisionomia das estátuas também é individualizada, e cada uma possui características próprias, ao que se assemelha muito a um exército real. As estátuas incluem guerreiros, carruagens e cavalos. Estima-se que pelo menos 700.000 artesões trabalharam para construí-la, e que levou 30 anos para ser concluído.
Supõem-se, ainda que o Exército completo possuí 8.000 soldados, 130 carruagens com 520 cavalos e mais 150 cavalos de montaria. Parte da Obra permanece enterrada, na região. Estudiosos, arqueólogos e escavadores procuram formas adequadas de retirá-las sem danificá-las.
Como foram produzidas as esculturas?
A técnica utilizada, na confecção das esculturas, é a cerâmica e, posteriormente elas eram recobertas por laca, para aumentar sua durabilidade. Após a confecção das peças, todas eram pintadas a mão, em um trabalho que procurava dar a visão mais realista possível. Os soldados possuíam, quando foram encontrados, armas de bronze reais, do período.
Qual a finalidade do Exército de Terracota?
O Exército foi criado com o intuito de preservar a vida e feitos do Imperador Qin Shi Huang, para além de sua morte e levar seus feitos para a eternidade em sua vida pós-morte.