Da Mitologia Para a Modernidade da Grécia
Localizada no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África, e com uma bagagem histórica de tirar o fôlego, a Grécia é o destino certo para muitos viajantes de todos os continentes do mundo.
A Grécia moderna têm suas raízes na civilização grega antiga, que é considerada o berço de toda civilização ocidental. Também considerada o berço da filosofia, da literatura, da dramaturgia e da ideia moderna de democracia. O país possui belíssimos monumentos da antiguidade e patrimônios da humanidade, como o Sítio Arqueológico de Olímpia, onde nasceram os Jogos Olímpicos, o Oráculo de Delfos, local de culto ao deus Apolo, e a Acrópole, assentada no coração da capital, Atenas.
A Grécia fica ainda mais bela na primavera, quando o clima é perfeito para caminhadas no centro histórico da cidade, em antigas ruínas e colinas por perto. A Páscoa ortodoxa é o maior feriado do país e, em geral, ocorre uma semana depois da Páscoa ocidental. Ela é o destaque do calendário grego e suas tradições são seguidas pela maior parte da população.
Indo só ou com crianças, a maioria dos visitantes acha que a capital da Grécia (a cidade de Atenas) continua cativante. Há um belíssimo contraste entre a Acrópole e as ruas de pedra que vibram com o movimento das pessoas que frequentam os cafés nas calçadas.
Crianças são bem-vindas a qualquer hora em quase todos os lugares da Grécia, e há muitas maneiras de distraí-las. O centro histórico é um museu a céu aberto, com ruínas bem mantidas e igrejas bizantinas dividindo espaço com edifícios empresariais e residenciais. Além de sítios históricos, as crianças e visitantes se maravilham com parques de diversões, passeios emocionantes e o imenso Zoo de Spata. Comer fora é um hábito nacional e inclui grandes porções e ingredientes frescos. A melhor maneira de circular na capital grega é a pé, pois as atrações no centro ficam bem próximas. A malha de ônibus comum e elétrico é ampla, e há metrô.
Além da capital grega, a Grécia possui outros lugares fabulosos. Um programa interessante é fazer um cruzeiro pelas ilhas próximas de Égina, Poros e Hidra, cujos portos são dignos de um cartão-postal.
Dica: siga os caminhos sombreados dos Jardins Nacionais, um dos locais mais tranquilos da cidade de Atenas. Depois vá ao estádio Panathinaico, todo em mármore, onde foram realizadas as primeiras Olimpíadas modernas, em 1986. A Ágora, berço da democracia e centro político da cidade, fascina pessoas de todas as idades. Vá a antiga Ágora para ver o majestoso Partenon (templo erguido no século V a.c., por iniciativa de Péricles, governante da cidade de Atenas na época), localizado no alto da Acrópole. Na volta, passe no velho cemitério de Kerameikos ou, se for domingo, conheça o mercado de pulgas em Monastiráki. Após o jantar, aproveite a noite quente nos cafés e bares junto à praça do bairro Thissio, de onde se tem uma bela vista da Acrópole iluminada e da colina Lykavitos. Reserve no mínimo três horas para uma visita ao excelente Museu Arqueológico Nacional, que exibe as antiguidades mais importantes da Grécia e o Teatro de Dionísio, situado na encosta sul da Acrópole de Atenas.