O Majestoso Cristo Redentor no Brasil
Conhecido mundialmente e reconhecido como um dos maiores símbolos da América Latina, o Cristo Redentor é o maior símbolo do cristianismo brasileiro. Está localizado no topo do morro do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a cidade do Rio de Janeiro.
Concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro francês Albert Caquot, o monumento surgiu com a mobilização de brasileiros de todos os cantos, numa campanha nacional sem precedentes para construir uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O lançamento da pedra fundamental ocorreu no dia 4 de abril de 1922, mas as obras só tiveram início em 1926, após a finalização do projeto. O Cristo foi erguido sobre uma estrutura de concreto armado e revestido por mosaicos de pedra-sabão montados por um grupo de mulheres do círculo católico. Possui 30 metros de altura,sem contar os 8 metros de pedestal, possui os braços abertos em forma de cruz, olhar sereno e acolhedor. O Cristo foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, dia que se comemora o "Dia de Nossa Senhora de Aparecida" no Brasil.
O Cristo Redentor foi eleito, em 2007, como uma das sete maravilhas do mundo moderno pela fundação suíça New Seven Wonders, que realizou um concurso para a eleição. Cerca de 100 milhões de votos através da internet e de mensagens de telefone celular foram contabilizados. As outras seis maravilhas são a Grande Muralha da China, a cidade de Petra, na Jordânia, o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu, na Itália, as ruínas de Machu Pichu, no Peru, e a cidade maia de Chichen-Itza, no México.
A estátua pesa 1145 toneladas e é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia.