Os nativos da Nova Zelândia, são chamados de Maoris e ainda vivem no país, preservando seus costumes e tradições como a dança Haka.
O Haka é uma dança típica do povo Maori. O nome Haka é um termo genérico para Dança, no idioma Maori. A dança é uma forma de expressão bem sedimentada nessa cultura. A dança era usada por esse povo como forma de preparar os guerreiros, tanto física quanto mentalmente, para batalhas. A dança além de ser uma forma de intimidação, é uma demostração de vitalidade, força, vigor e união tribal. O Haka também era usado para cumprimentar os visitantes e dar boas vindas.
Segundo o povo Maori, Tama-nui-to-ra, nome dado ao Deus do Sol, tinha uma mulher chamada Hine-Raumati, a virgem do verão, da qual nasceu Tane-Rore. Baseado no mito do nascimento de Tane-Rore, a dança foi criada. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.
A dança é uma mistura de batidas fortes de pés no chão, tapas dos próprios participantes em seu corpo (braços, pernas e peito) e fortes expressões faciais, sendo a mais conhecida o movimento da língua para fora da boca. Tudo isso, acompanhado de um cântico dos próprios guerreiros.Há diversos tipos de Haka, a dança não é única, assim como as canções que a acompanham. Em alguns casos, ela pode ser feita com armas tradicionais, como lanças ou tacos.
A Dança tornou-se mundialmente conhecida pelo time de Rugbi da seleção da Nova Zelândia, o All Blacks, que costuma fazer uma Haka específica chamada, Ka Mate, antes de suas partidas.
O Ka Mate tem um líder que conduz a dança, gritando, aos companheiros, um refrão de incitamento, em geral o líder é o mais velho da tribo. As palavras são utilizadas para incitar quem está realizando a dança, e também para passar os valores da tribo.
Vamos juntos para Nova Zelândia, ver essa o Haka, ao vivo?
Confira as nossas Viagens Internacionais.
Veja um pouco mais dessa incrível Dança, no vídeo abaixo: