Ideal de Beleza das Mulheres Padaung
Desde tempos remotos, até os dias atuais, é comum vermos mulheres fazendo sacrifícios, em prol da beleza. Espartilhos apertados para afinar a cintura; saltos altos para alongar a silhueta; depilação e penteados diversos; em fim, uma série de costumes que as sociedades foram sedimentando, ao longo do tempo, como forma de expressar um ideal de beleza.
De forma geral vemos o culto a beleza, muito mais representado nas culturas ocidentais, no entanto, há costumes diversos de culto a beleza, nas sociedades orientais, também.
As mulheres Padaung utilizam vários anéis de cobre, ao redor do pescoço, como padrão de beleza. Padaung (Yan Pa Doung) é um termo usado para designar os integrantes da tribo dos Kayan Lahwi. Os Kayan Lahwi são uma comunidade que habitam as montanhas a sudeste de Myanmar, que, por sua vez, fica a oeste da Tailândia.
A tribo se refugiou nessa região, devido aos conflitos existentes, quando habitavam Myanmar. Hoje, vivem em pequenas vilas, onde cultivam produtos orgânicos,para a sua subsistência e realizam atividades de artesanato (bordado, tecelagem, joias), para alimentar o turismo local.
Culto a Beleza das Mulheres Padaungs
O pescoço alongamento das mulheres é uma tradição secular e é supervalorizado por essa tribo. Desde jovens, a partir dos 5 anos de idade, elas começam a acrescentar os anéis, para alongar a região do corpo. Os anéis vão sendo substituídos, por outros maiores,com o tempo e atingem tamanho máximo,no número de 25 anéis que podem pesar até 10 quilos. Quanto mais alto o conjunto de anéis, ao redor do pescoço, mais bela a mulher é. Outro hábito é o de colocar os anéis ao redor dos pulsos e tornozelos, para afiná-los.
Tradição Padaung
A inserção dos anéis é sempre feita em cerimônia, em noite de Lua Cheia, quando uma matriarca da tribo, massageia o pescoço da moça e insere um novo anel. Ainda existem rituais como o festival de Kay Htein Bo, na província de Mae Hong Son, que é celebrado antes da estação chuvosa, no mês de Abril, para agradecer aos deus e fazer oferendas para trazer a chuva a região e abençoar suas colheitas.