
A Impressionante Patagônia na América do Sul
De beleza exuberante, a Patagônia não é uma cidade, nem um país. É considerada uma grande reserva natural, situada em dois países distintos, Argentina e Chile. A origem do nome "Patagônia" veio do encontro de Fernão Magalhães com os nativos da Patagônia. Devido o frio intenso da região os nativos cobriam os pés com peles de animais, tornado-os aparentemente enormes. Quando Magalhães viu os pés "enormes" dos nativos chamou-os de Patagônios, e a sua terra de Patagônia, que significa "pés grandes".
No nascer do dia no canal de Beagle, a luz da manhã gradualmente ilumina a massa azul elétrica das geladeiras flutuantes em volta do navio e o silêncio intenso é quebrado por um ocasional estampido poderoso de imensos blocos de gelo que se soltam e caem no oceano. Este é o sul da Patagônia: uma terra de geleiras imensas, densa floresta nativa e fauna incrível.
Enquanto o navio passa pelo lendário estreito de Magalhães saindo de Punta Arenas, no Chile, até Ushuaia, na Argentina, cidade mais meridional do mundo, um cruzeiro revela lentamente ao viajante esta surpreendente paisagem. Atravessando uma sinuosa rede de Fiordes, canais e ilhas, o navio descortina esta terra remota de verdes vívidos, variada fauna dos Parques Nacionais e eventos uivantes que açoitam as geleiras branco-azuladas.
Botes infláveis Zodiac e passeios a pé asseguram amplas oportunidades para explorar esta terra fascinante e sua fauna e flora notáveis. Mais de 60 mil pinguins vivem na pequena ilha Magdalena, e é um espetáculo irresistível ver essas pequenas criaturas gingando na praia. No mirante do fiorde Pia, você vê a geleira Pia inteira, aninhada entre montanhas na direção do mar. Na ilha Tucker, golfinhos-do-sul brincalhões acompanham seu navio até a baía e leões-marinhos se movimentam pesadamente em um promontório rochoso.
Na Patagônia, também está localizado o parque Tierra Del Fuego. Criado em 1960, o parque tem uma área de 630 Km² na extremidade sudoeste da terra do fogo. Abriga grande variedade da fauna e flora da Patagônia, a exemplo da bela e ameaçada lebre-da-Patagônia, ou mará.Na área costeira do parque, avistam-se albatrozes, ostraceiros e gansos-de-magalhães.
Acima do cabo Horn e mais além, onde os oceanos Atlântico e Pacífico se encontram, a sensação é de extremo isolamento. Pequenos pedaços de gelo salpicam o mar pedroso, e os ventos violentos que já frustraram tantas expedições sopram persistentemente aqui, na parada final antes da Antártida e do fim da Terra. Essa viagem extraordinária aos confins do extremo sul do continente revela uma paisagem bela, desolada e absolutamente inesquecível.