
A Charmosa e Exuberante Montreal no Canadá
Montreal no Canadá tenta agradar a todos e, com seu charme francês, geralmente consegue. Tida como um centro religioso, é também umas das capitais mais agradáveis do mundo. Com suas cores, energia, simpatia e animação, a cidade se destaca e mostra o seu papel. A vida noturna é tão animada que atrai gente até da Nova Inglaterra (EUA) nos fins de semana.
Montreal é a maior cidade da província de Quebec no Canadá e também a segunda mais populosa do país. A cidade possui a segunda maior população de francófonas (pessoas que falam francês) do mundo, depois de Paris. A cidade também possui uma das populações mais bem educadas do mundo, possuindo a maior concentração per capita de estudantes universitários de toda a América do Norte.
A palavra "Montreal" é a versão arcaica e simplificada de Mont-Royal, um morro localizado na cidade, no centro da ilha. Este porto fluvial bilíngue (inglês e francês) preza por suas liberdades cosmopolitas na profundamente católica e nacionalista Quebec.
O verão canadense é agradável, porém muito curto, mas a população de Montreal o aproveita o máximo. Nesta época, acontecem diversos festivais, festas de rua e comemorações. Qualquer desculpa é suficiente: basta pedir com jeitinho, isolar uma rua e a festa recomeça. A maior atração é o festival internacional de Jazz que vai do final de junho até o início de julho. Músicos lendários de jazz do mundo inteiro se apresentam e dividem o palco com talentos locais, fazendo esse festival um dos melhores do planeta.
A cidade também é um paraíso gourmet, com mais de 5 mil restaurantes, com uma variedade de cozinhas inimaginável, desde churrasco de porco a pratos franceses tradicionais. Dotada de prosperidade, um fabuloso cenário montanhês e ruas ricas em arquitetura vitoriana, a cidade é irresistível. Aliando o que há de melhor na Europa e na América do Norte, é um lugar incomparável.
Em Montreal, está localizada a basílica de Notre Dame, concluída em 1829, na época era a maior igreja da América do Norte, e seu enorme sino, o Gros Bourdon, era tocado por 12 homens. Os interiores são deslumbrantes, com estrelas douradas e arcos celestiais, um órgão imenso (5.772 tubos), lindos detalhes de madeira e um santuário primorosamente iluminado.
Montreal se orgulha das suas exposições culturais. O museu de Arqueologia Pointe-à-Callière vive a intrigante história da região. A área também é propícia a atividades ao ar livre e conta com maravilhas naturais por perto, nas montanhas Laurencianas. Independentemente da época de sua visita, na cidade a diversão é garantida.